O papel do Líder na Cultura Organizacional

A cultura organizacional tem 4 importantes funções; criar uma identidade organizacional, facilitar o compromisso coletivo, promover a estabilidade organizacional e moldar o comportamento ao ajudar os membros a dar sentido
a seus ambientes.

O ambiente e a identidade construída determinarão boa parte dos comportamentos de dentro da organização, desde as relações interpessoais até o processo produtivo e a busca da qualidade.

Para tanto é importante ter um “orientador”, um líder que possa mediar os conflitos, ser um canal mais direto e confiável para aos funcionários. Não necessariamente, este, precise ser alguém da gerência.

“O primeiro cuidado ao se falar em liderança deve ser a desconstrução do conceito
de liderança como sendo apenas ligado a postura hierárquica superior. A conceituação de líder, está diretamente relacionada a capacidade de influenciação de uma pessoa sobre outras, não necessariamente estando aquela que influencia em uma posição hierárquica superior.” Felipe Zilles Castiglia


O líder é aquele que inicia um movimento, mas ele não é nada se não houver seguidores.

O link a seguir do vídeo Leadership Lessons from Dancing Guy (with captions) desculpem-me por não colocá-lo no post, problemas técnicos) mostra como um surge um líder e o que ele deve fazer para alcançar o objetivo de forma conjunta. Ousado não é só aquele que iniciou o movimento, mas também aquele primeiro seguidor. Tão importante quanto o líder são seus seguidores, que tiveram coragem se seguir alguém em quem acreditavam.

O líder, então, deve promover o sentimento nas pessoas para motivá-las, e assim, criar uma cultura de comunicação clara e com o mínimo de conflitos possíveis.



Bibliografia e recomendação:

Trabalho acadêmico de Felipe Zilles Castiglia, orientado pela professora Dra. Nancy Malschitzky. Cultura organizacional, estilos de liderança e a comunicação interpessoal nas organizações.
http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/art_cie/art_12.pdf

Lições de liderança: seja o primeiro seguidor, de Murilo Pinto.
http://www.cnj.jus.br/estrategia/index.php/licoes-de-lideranca-seja-o-primeiro-seguidor/

Escrito por Aline Zamboti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Início

Pesquise no Cultura S.A

Carregando...

Followers


Recent Comments